quarta-feira, 14 de maio de 2014

A VERGONHA

Esta noite eu tive a mais constrangedora experiência da minha vida de pai. Pela primeira vez, desde que Gabriela começou a passar por esse procedimento, eu fiz a sondagem completa para retirar a urina dela. E olha que eu fugi dessa tarefa, evitei ao máximo, no máximo manipulei a seringa, sem passar pela etapa da assepsia e introdução da sonda. Foi uma avalanche de sentimentos contraditórios, principalmente impotência, medo, gratidão e cobrança.

IMPOTÊNCIA, por não ser capaz de entender racionalmente o motivo de estar fazendo aquilo e, ao mesmo tempo, se culpar por nunca ter tido coragem de tomar o lugar da minha esposa nessa tarefa tão rotineira para ela.

MEDO, pois me sentia invadindo a privacidade da minha filha. Tenho consciência que estava mais apavorado que Gabriela, pois o procedimento já faz parte da rotina dela, mas ainda não consigo racionalizar completamente isso. Tinha medo também por saber que aquela não seria a última vez e nem saber quando essa vez iria chegar. Tenho medo também do fantasma da infecção urinária, tanto por ser relapso na higiene como por não conseguir esvaziar a bexiguinha dela.

GRATIDÃO, por ter ainda meu lado uma grande mulher, uma verdadeira guerreira como a Letícia, de personalidade forte, inclusive tenho certeza que Gabriela herdou dela o seu grandioso espírito de luta.

COBRANÇA, por demorar tanto para realmente ajudar a minha companheira, minha parceira, meu aconchego nos momentos de fraqueza, minha guerreira de tantas batalhas que já se passaram e de tantas outras que ainda virão.

Peço desculpas por quebrar a linha cronológica da história da minha Gabriela, mas eu precisava externar o que eu estou sentindo, pois se deixasse para depois, não conseguiria transmitir tão verdadeiramente a angústia que estou sentindo agora.

Eu nem sei dizer se é vitória ou  derrota, sinto que está mais para PEQUENA VERGONHA do pai da Gabriela.

Um comentário:

  1. Mais uma vez Parabéns...Tenho certeza que não vou e nem quero contar as vezes que vou deixar aqui a minha admiração por vocês, Pais da Gabriela... Beijos no coração.

    ResponderExcluir