domingo, 20 de dezembro de 2015

DECEPÇÃO

Hoje, depois de praticamente um mês planejando ir na primeira praça com um, e eu disse apenas um, brinquedo adaptado para uma criança cadeirante, em vez de ser só felicidade, a alegria virou decepção. Este era o brinquedo no dia que descobrimos ele, dia 25/11/2015.



Agora, 25 dias depois a corrente de aço que segura o portão/rampa para acessar o brinquedo já está estragada, com elos torcidos que fazem com que a rampa não toque o chão, formando um degrau. Como GABRIELA tem pânico de degrau, acabou com a diversão dela e, devido a esse medo, ela começou a chorar. 

No primeiro momento, a raiva e a frustração me deixaram com vontade brigar com o mundo, inclusive com GABRIELA, mas ela não tem culpa e nem controle sobre o medo que sente dos degraus que viram obstáculos para sua autonomia.

Depois eu me acalmei, mas veio aquele misto de tristeza com desapontamento de um pai cujos desejos em relação ao filho é que ele tenha as mesmas oportunidades dos outros. Apesar da placa dizer exclusivo para cadeirantes, era uma maneira de incluir para que as crianças interajam, andantes e "rodantes". Mas não, a falta de educação e o senso coletivo das pessoas já estragou o brinquedo, e sei que isso aconteceu porque quando chegamos lá, outras crianças brincavam perigosa e imprudentemente com o brinquedo, chegando ao ponto de uma delas bater com nariz no banco e depois com a nuca no ferro de proteção no assoalho do balanço. Eles recolheram o menino, levaram para o responsável e voltaram a brincar "violentamente" com o brinquedo.

Quando será que a prefeitura irá "consertar" o brinquedo? E quanto tempo durará até que tenha que passar por um novo conserto? Não existe ninguém para cuidar das praças? Sim, eu peço simplesmente que cuidem das praças, pois tenho certeza que para educar as pessoas, não há vontade política para isso. Não formamos mais cidadãos coletivos, estamos correndo para a selvageria e o individualismo. Precisamos tomar uma atitude mais coletiva e sair do mundo do nosso umbigo.

Enfim, essa foi uma GRANDE DERROTA do pai da Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário